pan-am-games-swimming-2015-0731-720x500

Ryan Cochrane confirma aposentadoria

22 de março de 2017

AposentadoriasNenhum comentário em Ryan Cochrane confirma aposentadoria

Um dos melhores fundistas da última década, o canadense Ryan Cochrane anunciou aposentadoria da natação ontem. Duas vezes medalhista olímpico na prova de 1500 livre (bronze em 2008 e prata em 2012), Cochrane subiu ao pódio em todos os Mundiais de piscina longa entre 2009 e 2015, conquistando 8 medalhas. Ele agora trabalhará em uma empresa de software no Canadá.

Sobre a aposentadoria, ele disse que “desde as Olimpíadas do Rio, me perguntaram várias vezes quais eram meus planos para o futuro. Eu enrolei com reações emocionais, momentos mais racionais e vários outros de absoluta incerteza. Mas hoje eu anuncio minha aposentadoria da natação competitiva e o início de um novo capítulo da minha vida, algo que vai me dar um novo propósito e objetivos para perseguir”.

(120804) -- LONDON, Aug. 4, 2012 (Xinhua) -- Gold medalist Sun Yang of China (C), silver medalist Ryan Cochrane of Canada (L) and bronze medalist Oussama Mellouli of Tunisia attend victory ceremony of men's 1500m freestyle contest, at London 2012 Olympic Games in London, Britain, on August 4, 2012. Sun Yang of China won gold medal with a new world record of 14:31.02. (Xinhua/Liu Dawei) (nxl)

 

Cochrane foi treinado desde os 13 anos por Randy Bennett, head coach do Canada desde 2009. Randy morreu em 2015, vítima de câncer, e na época Cochrane escreveu um texto muito bonito em homenagem ao treinador.

“A cada início de temporada, desde seu primeiro ano em Victoria, Randy e eu sentávamos e falávamos sobre os objetivos. Todas nossas conversas terminavam inevitavelmente com ele me dando meus objetivos e eu desacreditando em algo tão monumental. Eu aprendi com o tempo que sua imaginação e crença nos atletas ajudaram-nos a quebrar barreiras. Nessas jornadas, ele não esperava menos que o melhor de cada pessoa. Trenar foi a paixão de Randy. Ele sacrificou muita coisa para apoiar seus atletas nos últimos 30 anos. Sua esposa Lesley e seus filhos, Kyle e Brett, sabiam do entusiasmo dele com o esporte, e o apoiaram no objetivo. Isso foi mais apareceste quando eu pude alcançar o pódio olímpico em Beijing. Por 200 dias do ano nós viajamos para treinos e competições, dedicados à excelência no esporte. Todos abriram mão de alguma coisa naquela jornada, e a família Bennet nunca questionou que aquilo era a coisa certa a ser feita.”

Oussama+Mellouli+Ryan+Cochrane+Olympics+Day+A0xFcV1zb2kl

Depois, Cochrane foi treinado por Ryan Mallette no High Performance Center em Victoria. Na sua nota de aposentadoria, ele agradeceu várias vezes a sua equipe. “Eu fui várias vezes lembrado dos sacrifícios e dedicação de tantas pessoas para que eu e outros atletas pudessem correr atrás de nosso sonho olímpico. Sem o apoio de conhecimento de todos, eu não teria sucesso na minha jornada”. Ele ainda falou várias vezes sobre o orgulho em representar o Canadá nos últimos 12 anos.

“Eu comecei nesse esporte acreditando que porque a natação é um esporte individual, eu seria responsável pelas vitórias e derrotas na minha carreira. Mas eu não sabia nada sobre o quanto é grande a comunidade necessária para chegar a um pódio olímpico“.

B97481057Z.120150719073046000GF0AA594.11

Cochrane ganhou duas medalhas no último PAN, realizado em Toronto, no Canadá. Nessa foto, ele divide o pódio com o brasileiro Brandonn Pierry.

Veja abaixo a declaração completa

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »