Aposentadorias de 2012

30 de dezembro de 2012

Aposentadorias, Curiosidades, NotíciasNenhum comentário em Aposentadorias de 2012

Fim de ano… fim de carreira para alguns. Em ano olímpico, fim de carreira para muitos. Não tem como saber de todas as aposentadorias do ano (caso lembre de algum grande atleta que não foi mencionado abaixo, cite nos comentários, que ficarei feliz em acrescentar na lista), mas aqui vai alguns renomados nomes que anunciaram que pendurarm o maiô em 2012:

Alain Bernard – França

Bastante conhecido pelos brasileiros, por ter sido um dos principais adversários de Cielo, Alain Bernard destacou-se em 2008 e 2009, na época dos trajes tecnológicos. Entre seus principais resultados, estão 4 medalhas olímpicas, sendo um ouro nos 100 livre em 2008 e um ouro este ano no 4×100 livre, 5 medalhas em mundias de longa e 1 em mundial de curta. O francês foi também detentor do recorde mundial dos 100 livre por um pouco mais de 3 meses e dos 50 livre por apenas 4 dias.

Annamay Pierse – Canadá

Annamay Pierse ganhou notoriedade pelo mundo após bater o recorde mundial dos 200 peito em 2009 com 2’20”19, recorde que permaneceu até os Jogos deste ano. Foi medalhista de prata no Mundial de Roma em 2009 na mesma prova. A canadense resolveu aposentar-se após uma seletiva olímpica frustrada este ano.

Brent Hayden – Canadá

O ídolo canadense foi o tipo de nadador que estava bem na hora certa. Com 5 medalhas em Campeonatos Mundiais de Longa, incluindo um ouro nos 100 livre em Melbourne 2007, coroou sua carreira neste Jogos Olímpicos, levando a medalha de bronze na mesma prova.

Clement Lefert – França

O nadador francês foi um dos principais elementos do revezamento 4×100 livre francês, tantas vezes campeão. Foi bronze no revezamento 4×200 livre no Campeonato Mundial de Dubai em 2010 (piscina curta), mas seus principais resultados na carreira vieram este ano em Londres, sendo campeão olímpico no 4×100 livre e medalha de prata no 4×200 livre.

 Fabíola Molina – Brasil

Não houve um anúncio oficial, pois a própria nadadora não sabe como será o futuro. Já declarou ter nadado sua última competição pela Seleção Brasileira, agora em Istambul (onde foi finalista dos 50 costas), mas continuará nadando em 2013 até conseguir engravidar. Fabíola é uma das principais nadadoras que o Brasil já teve. Recordista sulamericana nos 50 e 100 costas tanto na curta, como na longa. Possui 6 medalhas em Pan-Americanos e 3 Olimpíadas no currículo.

Flávia Delaroli – Brasil

Ícone para a natação feminina brasileira, Flávia dominou a prova dos 50 livre no Brasil e na América do Sul durante anos. Nesta prova, foi finalista olímpica em Atenas. Possui 6 medalhas em Jogos Pan-Americanos. Após um ano turbulento, a mineira encerrou sua carreira com chave de ouro, disputando as finais dos 50 livre e 4×100 livre no Mundial de Istambul.

Gemma Spofforth – Grã-Bretanha

Sem medalhas olímpicas, a britânica era especialista do nado costas. Foi campeã mundial dos 100 costas em 2009 e detentora do recorde mundial dos 50 costas e 100 costas, essa última continua sendo a recordista.

Geoff Huegill – Austrália

Geoff Huegill já havia se aposentado em 2006. Teve seus melhores resultados da carreira por volta dos anos 2000, quando ganhou 2 medalhas olímpicas em casa. Possui também 7 medalhas em Campeonatos Mundiais, 5 entre 1998 e 2001 e 2 medalhas ganhadas ano passado no Mundial de Shangai, após o retorno às piscinas. Após a tentativa de classificação para os Jogos em Londres, sem sucesso, voltou para a aposentadoria.

Laure Manaudou – França

Outra que também havia se aposentado em 2009, para ter sua filha, Laure voltou à ativa este ano para nadar os Jogos Olímpicos, objetivo que foi alcançado. O grande ano de Manaudou foi em 2004, que com apenas 18 anos levou 3 medalhas olímpicas individuais em Atenas. Foi recordista mundial dos 200 e 400 livre, ganhadora de 6 medalhas em campeonatos mundiais de longa.

Michael Phelps – Estados Unidos

Este dispensa apresentações. Considerado por muitos o maior nadador da história, Phelps o que mais sabe é bater recordes, não só dentro da piscina, mas como o maior medalhista em Olimpíadas, o maior campeão olímpico, o primeiro homem a conquistar o tricampeonato olímpico em uma mesma prova, e por ai vai… São 22 medalhas olímpicas, sendo que 18 de ouro. São 33 medalhas em Campeonatos Mundiais de Longa, sendo 26 de ouro. É o atual detentor de 6 recordes mundiais em longa, 3 deles em revezamentos.

Ricky Berens – Estados Unidos

Talvez a maior incerteza de aposentadoria. Logo após levar o ouro nos 4×200 livre em Londres, Ricky Berens anunciou que não iria mais competir, mas já foi visto em um ou dois campeonatos nos Estados Unidos. Ricky Berens deu azar de nascer na mesma época de Phelps e Lochte, mas é/foi um dos maiores nadadores de 200 livre. Possui 3 medalhas em Olimpíadas, 3 ouros em Campeonatos Mundiais de longa, tudo em revezamentos.

Rodrigo Castro – Brasil

Rodriguinho, como é conhecido, foi representante da seleção brasileira por mais de uma década. Foi um dos principais líderes-atletas da natação brasileira. Já esteve em 3 Olimpíadas e possui 3 medalhas em Jogos Pan-Americanos. Ainda conquistou uma medalha de bronze no Mundial de Curta em Indianápolis nos 4×200 livre, em 2004.

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »