Entenda um pouco das classes na natação Paraolímpica

30 de agosto de 2012

Curiosidades, Paraolimpíadas 2012Nenhum comentário em Entenda um pouco das classes na natação Paraolímpica

A natação paraolímpica tem sua classificação baseada no tipo de deficiência e no tipo de prova.

Os deficientes visuais são divididos em três categorias de acordo com o grau de deficiência (S11 para os de maior grau e S13 para os de menor grau). O programa dos Jogos oferece nove provas a estes atletas.

Os deficientes físicos são classificados de acordo com diversos fatores, como força muscular, coordenação motora, amplitude de movimento e comprimento dos membros. A avaliação também inclui uma prova prática. Devido às suas características próprias, o nado peito possui uma classificação diferente, composta por nove classes e identificada pelo prefixo SB (breaststroke). Também por conta disso, a classificação para provas medley é única, com dez classes identificadas pelo prefixo SM. Uma terceira classificação, com dez classes identificadas por S, é aberta para todos os outros tipos de nado.

Em todos os casos, quanto maior o número da classe, menor é o grau de deficiência. Nem todas as provas são abertas a qualquer classe. De modo geral, distâncias mais curtas são reservadas para as categorias S1 a S5 e distâncias mais longas são disputadas por atletas S6 a S10.

fonte: wikipédia

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »