bal-bob-bowman-michael-phelps-coach-to-be-new-swim-coach-at-arizona-state-20150424

Excelência, por Bob Bowman

2 de fevereiro de 2017

Curiosidades2 comentários em Excelência, por Bob Bowman

“Não estou falando de excelência a cada quatro anos. Estou falando do quão excelente você é agora, em uma sexta-feira a tarde. Quando você vai treinar às 5 horas da manhã, o quão excelente você vai ser? É assim que funciona”.

Quem fala é Bob Bowman, eterno técnico do maior atleta olímpico de todos os tempos, Michael Phelps. Bowman tem se dedicado ao tema da excelência há um tempo. Ano passado, publicou o livro As Regras de Ouro. Dez Segredos Para Se Tornar Um Campeão na Vida e nos Negócios ; o livro ainda não foi traduzido para o português; o livro já está a venda nas livrarias).

Bowman fala sobre a importância de se dedicar uma atividade por muito tempo. A partir dessa base estabelecida, você passa a trabalhar para melhorar. Ele chama isso de “excelência diária“. Para Bowman, o que faz de Phelps incrível não é o tamanho do seu pé ou sua envergadura, mas o trabalho. “O Michael não perdeu nenhum treino entre os 12 e 18 anos de idade. Houve dias em que ele quis? Sim. Mas ele continua vindo. E continuava melhorando”.

CHARLOTTE, NC - MAY 16: (L-R) Coach Bob Bowman and Michael Phelps talk after his swim in the men's 100m butterfly final during day 1 of the Arena Grand Prix at Charlotte at Mecklenburg County Aquatic Center on May 16, 2014 in Charlotte, North Carolina. (Photo by Streeter Lecka/Getty Images)

Além de ressaltar a importância de estabelecer essa base, Bowman fala sobre a coragem de lidar com incertezas e dúvidas como uma das chaves para o sucesso de longo prazo. Em palestra recente patrocinada pelo First-Year Success Center, ele contou como não há crescimento sem descontentamento, e citou o fato de Phelps ter ganhado uma das provas em Pequim-2008 mesmo tendo entrado água em seus óculos durante a prova.

“Michael aprendeu as habilidades para performar sob pressão. Não tente deixar todas as condições perfeitas pra você – você tem que ser duro consigo mesmo”. Se tornar confortável com o desconfortável, nas palavras do treinador. ” Ele disse ainda que o caminho para o sucesso não é uma linha reta. “Não é que tinhamos uma ideia, um sonho, e caminhamos para isso diretamente. O sucesso tem muitos altos e baixos, você precisa se mover em direção ao que quer com o tempo”, disse sobre sua trajetória com o nadador.

bobbowmanmichaelphelps-800x555

Um dos exemplos dado pelo técnico nesse caso foi aquele fatídico 100 borboleta de Phelps em Pequim, vencendo Cavic na chegada, por apenas um centésimo. “Detalhes importam. Foram 12 anos em que eu gritava com ele sobre acertar a chegada”.

(Já que falamos dela, vale a pena parar por alguns minutos e rever essa prova magnífica. Avançando para o 6:25 segundos do vídeo, veja a torcida e reação de Bowman ao ver o resultado no placar).

Bowman falou ainda sobre a importância de visualizar o sucesso, prática da qual Phelps era um grande adepto. “Você está rodando um filme na sua mente de você mesmo alcançando seus objetivos. Quero que meus atletas visualizem da forma mais vívida possível. Quero que eles sintam o cheiro do cloro e se vejam nadando exatamente do jeito que precisam. Seu cérebro não consegue distinguir entre algo que é vividamente imaginado e o que é real”.

“Os sonhos são emotivos e devem ser o gatilho para horas de trabalho exaustivo que é necessário para o sucesso. Depois você deve traçar objetivos de curto médio e longo prazo. Escreva seus objetivos específicos. Se você escreve, tem mais significado. Você não precisa postar no facebook, pode ser privado”.

Bob+Bowman+Olympics+Day+8+Swimming+2V1nGe6Wk-ul

Posts relacionados

2 comentários em "Excelência, por Bob Bowman"

  1. Thiago disse:

    O livro já está traduzido para o português e está a venda em todas as livrarias on line.

  2. wagner disse:

    Otimo livro, eu recomendo. Muito motivador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »