O que você precisa saber sobre o Commonwealth Games?

23 de julho de 2014

Commonwealth 2014, Curiosidades, NotíciasNenhum comentário em O que você precisa saber sobre o Commonwealth Games?

Começa amanhã!

Na verdade, começou hoje… Mas amanhã que iniciam as disputas da natação, que se estenderá até o dia 29. Os Jogos da Comunidade Britânica existem há mais de 80 anos e é considerado o quarto principal evento multi-esportivo do mundo, atrás apenas dos Jogos Olímpicos, naturalmente, dos Jogos Asiáticos e dos Maccabiah Games, Jogos da Comunidade Judia.

O evento acontece de 4 em 4 anos, assim como as Olimpíadas, e possui uma enorme importância pros países que já fizeram parte do Império Britânico.

Os principais países que disputam a competição, pensando na natação, são: Austrália, Inglaterra, Nova Zelândia, Canadá e África do Sul. Mas são mais de 50 membros da Comunidade Britânica. O interessante é que este é um dos únicos eventos esportivos em que os atletas podem representar suas próprias nações separadamente. No caso da Inglaterra, Escócia, Irlanda e País de Gales, por exemplo, em eventos como as Olimpíadas, se unem formando a Grã-Bretanha.

Em edições passadas, já rolaram diversos resultados históricos na natação. Entre eles, os recordes mundiais de Ian Thorpe nos 200 e 400 livre que duraram quase uma década.

Nessa edição, que acontecerá em Glasgow na Escócia, serão mais de 4 mil atletas disputando 22 esportes. Na natação, haverá algumas disputas imperdíveis que a Bia vai falar no próximo post e você poderá acompanhar os detalhes aqui no blog.

No caso do Commonwealth, as provas para-desportivas ocorrerão em simultâneo com os esportes convencionais. Amanhã é dia de:

100 livre masculino categoria S9
200 livre feminino
400 livre masculino
50 peito feminino
100 costas masculino
100 borboleta feminino
200 peito masculino
400 medley feminino
50 borboleta masculino
4×100 livre feminino

De qualquer modo, seguem dois links para você ficar por dentro de tudo:

Programação diária
Balizamento (e resultados)

 

Posts relacionados

0 comentários em "O que você precisa saber sobre o Commonwealth Games?"

  1. […] começa o Commonwealth Games, em Glasgow. Listamos aqui 10 disputas que não dá para perder na […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »