Lista de substâncias proibidas da WADA 2019
Em setembro do ano passado, a WADA disponibilizou a lista de substâncias e métodos proibidos atualizada para 2019. Junto da lista, um relatório com explicações sobre todas as mudanças da lista anterior e o programa de monitoramento.
Essa nova lista já está em vigor desde o dia 1º de janeiro. A lista, como sempre, detalha as substâncias que são consideradas doping fora de competição e/ou dentro de competição e reforça que todo atleta é responsável por qualquer substância que entra em seu corpo. Além disso, atletas também podem ser punidos se provado serem cúmplices de outros casos.
Para uma substância ou método ser considerado doping, ele atende pelo menos um dos seguintes critérios:
1- tem potencial de melhorar o desempenho no esporte;
2- representa um verdadeiro ou potencial risco à saúde do atleta;
3- viola o espírito esportivo.
Dentre as mudanças na lista, está a adição de Tretoquinol (trimetoquinol). É um ingrediente encontrado em medicamentos orais de gripe e resfriado, principalmente em alguns países asiáticos. Além disso, a seção “Doping de Célula e Gene” foi revisada dizendo que células-tronco não são mais proibidas para tratamento de doenças, desde que seu uso restaure o funcionamento normal da área afetada, sem melhorar seu funcionamento.
LISTAS
Lista de Substâncias e Métodos proibidos em 2019 (em inglês)
Lista com as principais mudanças e explicações (em inglês)
Programa de Monitoramento da WADA para 2019 (em inglês)
Posts relacionados
« Faça desse ano o melhor da sua vida Evento Teste para Tóquio já tem data marcada »