JOGOS PAN-AMERICANOS RIO 2007 - MARATONA AQUÁTICA 10KM FEMININO - As medalhistas Clhoe Sutton (C) USA medalha de ouro, Poliana Okimoto (E) BRA medalha de prata e Karley Stutzel (D) CAN medalha de bronze - Arena Posto 6 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - 14/07/2007 - Foto: Fernando Pilatos/Gazeta Press -

10 anos da prata de Poliana no Rio

14 de julho de 2017

Especial 10 anos do PAN 2007Nenhum comentário em 10 anos da prata de Poliana no Rio

Há exatamente 10 anos, no dia 14/07/2007, Poliana Okimoto conquistava a primeira medalha do Brasil nos Jogos Pan-Americanos do Rio. Ela terminou com a prata na prova de 10km em uma disputa muito acirrada com Chloe Sutton, dos EUA, decidida apenas na chegada. O bronze foi da também norte-americana Kalyn Keller.

“Tudo que eu fiz valeu a pena. Defendi o Brasil bem e consegui a primeira medalha para o Brasil. Não estou triste com o resultado, foi por muito pouco. Não deu o ouro, mas a prata me deixa muito feliz”, disse Poliana após a prova. 

Ana Marcela Cunha, na época com 15 anos, chegou a estar em 3o até a metade da prova, e terminou em sétimo lugar. 10 anos depois, ela faz parte da seleção brasileira que disputará o Mundial de Budapeste, e soma seis medalhas de Mundial e duas participações olímpicas.

Já Poliana viveria o auge de sua carreira exatamente no mesmo lugar, a praia de Copacabana, 9 anos depois. Ela conquistou o bronze na Olimpíada do Rio, tornando-se a primeira mulher dos esportes aquáticos brasileiros a conquistar uma medalha olímpica. Além disso, também tem seis medalhas de Mundial. Os detalhes de sua carreira podem ser lidos no excelente livro de Daniel Takata e Helio de La Peña, lançado na semana passada.

No masculino, Allan do Carmo, na época com 17 anos, foi bronze. A prova teve dobradinha norte-americana, com Fran Crippen em primeiro e Charles Peterson em segundo lugar. Allan está até hoje na seleção brasileira e soma duas participações olímpicas e duas medalhas em Mundiais em provas por equipe.

Fran Crippen, o campeão da prova, morreu tragicamente três anos depois do PAN. Ele disputava a última etapa do Circuito da Copa do Mundo de maratonas aquáticas, em Fujairah, e morreu durante a prova, que tinha temperatura da água acima do recomendado pela FINA.

charles-peterson-dos-eua-esquerda-fran-crippen-centro-e-allan-carmo-posam-com-as-medalhas-do-pan-do-rio-2007-1287842564344_300x230

JOGOS PAN-AMERICANOS 2007 - RIO DE JANEIRO - NATAÇÃO - MARATONA AQUÁTICA - Allan Lopes (o segundo da esquerda para a direita), nadador da Seleção Brasileira, cruza a linha de chegada em terceiro lugar e conquista a medalha de bronze na prova - Arena Posto 6 - Praia de Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - 14/07/2007 - Foto: Fernando Pilatos/Gazeta Press

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »