Histórias de Superação: Michelle Lenhardt

21 de maio de 2012

Histórias de SuperaçãoNenhum comentário em Histórias de Superação: Michelle Lenhardt

Até agora, o ano de 2011 foi um dos melhores na carreira de Michelle Lenhardt, mas poucos sabem o que ela teve que superar para conquistar seus resultados.

Em março do ano passado, em um treino de musculação, a medalhista de prata do Pan de Guadalajara teve de ser levada de ambulância para o hospital após sentir um tranco na lombar em um salto e não conseguir ficar de pé. Naquela ocasião, passou 5 dias sem andar e quando finalmente pôde fazer um exame, foi acusada uma protusão discal entre as vértebras L4-L5 (escorregamento de disco).

Michelle e companheiras após medalha no 4x100 livre no Pan

Tudo isso aconteceu na véspera do Troféu Maria Lenk, que era seletiva para o Mundial e para o Pan-Americano e, mesmo assim, a velocista do clube Pinheiros/Sabesp conseguiu se recuperar a tempo para se classificar para as duas competições e, ainda, para os Jogos Mundiais Militares. E ainda por cima, em Junho no Paris Open, chegou muito próxima ao índice olímpico nos 50 livre, a apenas 3 décimos, o que lhe deu mais confiança.

Durante todo o ano de 2011, Michelle teve que lidar com as dores na coluna e muitas vezes sair de treinos importantes por seu corpo não suportar. Inclusive teve que abandonar a Tentativa para o Mundial pela metade, que foi realizada 2 semanas antes do Maria Lenk. E mesmo com todas as limitações, a musa do Pan conseguiu cumprir todo o calendário de competições. Em Novembro, realizou novos exames e foi constatada uma piora.

Em Janeiro deste ano, resolveu procurar pelo Dr. Sadao, especialisa em coluna, para ouvir uma nova opinião, deixando-a bastante esperançosa com a possibilidade de melhora nas dores com uma infiltração, juntamente com um trabalho intensivo de fisioterapia. Assim, deixou de viajar com a equipe do ECP para altitude em fevereiro e permaneceu em treinamento intenso em SP e em reabilitação no Instituto Vita.

Tudo estava indo bem, mas às vésperas da viagem ao GP de Indianápolis, em um treino mais intenso, Michelle sentiu uma forte fisgada na região lombar em uma virada: seu disco havia se rompido, verificado em novo exame. Faltavam apenas 5 semanas para o Maria Lenk. Conversou com seu treinador André Ferreira, o Amendoim, com o Dr. Sadao e com seus fisioterapeutas. Disse a eles que queria tentar até o fim, que assumiria todos os riscos. Assim, foi decidido fazer uma nova infiltração, porém essa sem sucesso. A extrusão da hérnia já estava prensando o canal medular em 2 cm, praticamente um estrangulamento. Com isso, Michelle sentiu perda de força na perna direita, dor no percurso do nervo e dormência do joelho para baixo.

Tentou competir o Maria Lenk, mas com a limitação causada pela dor, competiu apenas a eliminatória e final dos 50 livre, vendo ir embora seu sonho de uma segunda Olimpíada. Logo que acabou a competição, sua cirurgia foi marcada, que ocorreu  semana passada. O procedimento foi um sucesso e Michelle estará de volta às águas em breve, já com foco no Mundial de curta em Istambul, Turquia em dezembro.

Piscina olímpica, Beijing 2008

Michelle Lenhardt é nadadora do Esporte Clube Pinheiros/Sabesp, da Marinha do Brasil, finalista de Mundial, medalhista pan-americana, medalhista do Mundial Militar, recordista sul-americana e atleta Olímpica.

Siga Michelle no Twitter
Curta a sua página no Facebook
 
 
 

Posts relacionados

0 comentários em "Histórias de Superação: Michelle Lenhardt"

  1. sam disse:

    mitch!
    we lve u!
    torcemos por vc! menina musa gata amiga de coraçao!
    vc ainda tem muito pra brilhar!
    Adoro vc
    beijos

  2. José Luiz Engelke disse:

    Michelle é guerreira, é Brasileira, a verdadeira! Tua vida é uma aula. Aprendemos muito com tua pessoa. Te conheci ainda no GNU, Porto Alegre, dando as primeiras braçadas, e lá estava um protótipo do Sucesso, da superação, de uma cabeça incrível, que baita sorte ter te conhecido. Bola pra frente, lute cada vez mais, Guria forte, teu sucesso continua, jamais os Deuses do esporte terão força para parar tua força, que brota de dentro da tua fantástica cabeça. Nade….Voe…..Preencha teus dias com tua beleza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »