aquece rio maratonas aquáticas copacabana

Allan do Carmo e Ana Marcela brilharam no Aquece Rio

23 de agosto de 2015

Maratonas Aquáticas, Rio 20162 comentários em Allan do Carmo e Ana Marcela brilharam no Aquece Rio

Um uma época meio inapropriada, o teste evento das Maratonas Aquáticas aconteceu nesse final de semana. Nomeada Aquece Rio, a competição teste serve para realizar os ajustes necessários para a prova olímpica, com as condições mais próximas possíveis do que deverá ocorrer em 2016 (o que justifica o fato de terem feito agora em agosto, para fazer com que o teste tenha tido condições climáticas também similares).

A época foi inapropriada, pois ocorreu poucas semanas após o Mundial, em um período onde a maioria dos atletas encontram-se de férias ou voltando de férias, já que quem já está classificado (como os brasileiros Allan do Carmo, Ana Marcela Cunha e Poliana Okimoto) agora treinarão ininterruptamente até o objetivo final.

Para piorar, para as brasileiras, essa ainda foi uma semana de Finkel e ambas estiveram presentes em São Paulo, representando suas equipes.

De qualquer modo, tivemos resultados positivos.

Ontem, sábado, Allan do Carmo venceu a prova masculina na batida de mão com 2h03min53s. Na frente do japonês Yasunari Hirai, um segundo atrás. Após a vitória, o brasileiro disse que o mar estava bastante agitado, o que dificultou o trajeto, mas que mesmo assim gosta de competir nessas condições, que o favorecem.

A temperatura da água estava entre 18 e 19ºC, o que é dentro do permitido para a realização da prova, mas considerada uma temperatura fria, ainda mais para os mares cariocas.

chegada aquece rio copacabana maratonas aquáticas

allan do carmo aquece rio copacabana

Hoje, Ana Marcela terminou com a prata, também na batida de mão. Quem se deu bem dessa vez foi a britânica medalhista olímpica campeã mundial Keri-Anne Payne com 2h12min18s, um segundo a frente da brasileira. Poliana Okimoto também esteve na prova, mas sentiu uma lesão que já estava a incomodando e parou no meio do percurso.

keri-anne payne ana marcela cunha aquece rio copacabana

keri-anne payne ana marcela cunha aquece rio copacabana 2

A organização do evento foi bastante elogiada pelos participantes. Tanto as condições climáticas, como o percurso de modo geral e o belo visual do trajeto.

Falando em trajeto, o percurso feito nesse fim de semana ainda não é o oficial, já que ainda precisa passar por aprovação da FINA, mas poucas alterações devem ser feitas.

O percurso de hoje foi:

percurso maratonas aquáticas rio 2016

T: Tart – Plataforma de largada. A largada foi feita em direção ao ponto 5, onde fica a boia de contorno 5. O percurso seguiu em direção aos respectivos pontos: 3 (boia de contorno 3), 4 (boia de contorno 4), 5 (boia de contorno 5), 1 (boia de contorno 1) onde a primeira volta foi finalizada. No último trecho da competição, os atletas nadaram até o ponto “P”, chamado de Pórtico de Chegada.

 

Posts relacionados

2 comentários em "Allan do Carmo e Ana Marcela brilharam no Aquece Rio"

  1. Ricardo Bonavides disse:

    Achei estranho a notícia mencionar que a organização foi elogiada, na contramão de todas as outras reportagens que li. Dois exemplos da Bestswimming e do Uol relacionando vários problemas ocorridos:
    http://www.bestswimming.com.br/2015/08/23/as-dificuldades-e-os-erros-do-teste-evento-das-aguas-abertas-no-rio/
    http://olimpiadas.uol.com.br/noticias/2015/08/23/teste-olimpico-da-maratona-aquatica-avalia-so-trajeto-e-ele-foi-reprovado.htm

    • Carolina Moncorvo disse:

      Olá Ricardo,

      As reclamações que foram apontadas foram principalmente quanto às condições do mar, ao trajeto e o ponto de alimentação. Mas os elogios à organização ocorreram frequentes, principalmente dos estrangeiros. Referindo-se ao transporte para o evento, ao processo de chegada e estrutura, etc. Esse é o ponto de se fazer um teste, achar falhas e corrigi-las, afinal. Cabe ao veículo de comunicação exaltar a falha ou o acerto.

      Abraços, Carol

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »