O terceiro dia de Mundial | Yes Swim
20403807_1455586824494981_101821788_n

O terceiro dia de Mundial

25 de julho de 2017

Mundial Budapeste 20171 comentário em O terceiro dia de Mundial

Quatro recordes mundiais em um mesmo dia, sendo dois em cinco minutos: como é boa a semana do Mundial. Diferente de esportes como futebol, em que há jogos toda semana e os golaços e jogos emocionantes podem sair a qualquer momento em qualquer partida, os esportes individuais tem natureza diferente. As competições são poucas, assistir um recorde mundial é raro, e ver nosso esporte sendo disputado em altíssimo nível é um privilégio que acontece poucas vezes.

Hoje foi um daqueles dias que valeu o ingresso, seja para quem ama natação, seja para algum perdido que acabou caindo por ali. Quem esteve na Duna Arena nessa terça-feira presenciou quatro recordes mundiais (um de manhã, ainda as 9h40, e outros três a tarde), além de uma torcida enlouquecida a cada aparição de húngaros. O grito é maior para os nadadores da casa, claro, mas a torcida também gritou muito para cada ídolo da natação, exaltando os nadadores e produzindo momentos que eles jamais vão esquecer.

Pensar em um 25” no 50 peito na longa é quase inimaginável. Já estamos nos acostumando com a possibilidade de Adam Peaty baixar dos 57 segundos no 100 peito desde o ano passado, mas para o 50 peito não houve preview: um dia ele fez 26”50 na passagem, e no outro dia pronto, 26”10 de manhã e 25”95 a noite – nos dois casos, saindo mal! Como é possível alguém nadar para 25” no 50 peito mesmo saindo mal? É para aplaudir de pé.

20427363_1455586881161642_1068727438_o

Havia grande expectativa pra ver Kylie Masse batendo o recorde mundial do 100 costas depois de seu tempo na semifinal ontem. Com apenas 21 anos, a canadense tinha como principal resultado o bronze nos Jogos Olímpicos do Rio, ano passado. Em situações assim, é comum que a expectativa não se concretize e a atleta sinta a pressão ou já tenha dado tudo na semifinal. Não hoje: com uma maturidade incrível que observamos na coletiva de imprensa, Masse não se abalou com a raia 4, ganhou e superou um recorde da era dos trajes.

Também foi impressionante ver o 100 peito de Lily King. Achei que ela não ia aguentar a volta passando tão forte, para baixo de 30”, mas a norte-americana segurou a onda e bateu o recorde mundial, superando a russa que ela trata como rival –  as duas nem se cumprimentaram. King é a nova mulher a ser batida no peito, e não vai ser fácil superá-la a partir de agora.

Passados os super homens e super mulheres, também adoramos ver as histórias dos atletas que passariam despercebidos pela arquibancada e que estão longe das manchetes.

Hoje foi o caso de Simona Quadarella, italiana de 18 anos que ficou com o bronze no 1500 livre. Com a vitória definida para Katie Ledecky praticamente desde os primeiros 50 metros, outras 7 nadadoras brigavam bravamente por um dos dois lugares restantes no pódio. A disputa se afunilou para quatro e logo para duas, a campeã olímpica Mireia Belmonte e a italiana que há dois anos venceu a prova no Mundial Junior.

Quadarella já começou a se emocionar dentro da piscina, chorou na entrevista à TV italiana, e pudemos presenciar sua chegada à zona mista chorando muito. Seu técnico estava dando uma entrevista e sendo parabenizado pela mídia italiana e filmamos o momento em que os dois se abraçaram. Ela disse que achou estar sonhando quando viu o placar e que só conseguia enxergar Ledecky e Belmonte durante a prova. Lembrou também de Alessia Filippi, campeã mundial da prova no Mundial de Roma, em 2009: “ela é meu ídolo”.

Falando em ídolos, impagável ver Kosuke Kitajima, japonês lendário que foi bicampeão olímpico do 100 e 200 peito, filmando e tirando foto do placar depois da prova de Adam Peaty. Um ex nadador, naquele momento escondido dos holofotes, sentado na parte da imprensa e assistindo o inacreditável, e agindo como o resto da arquibancada: tirando foto do placar e daquele tempo surreal.

Mundial é bom demais.

Posts relacionados

Um comentário em "O terceiro dia de Mundial"

  1. Caio disse:

    Adoro seus resumos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »