Adam+Peaty+Swimming+16th+FINA+World+Championships+KUjC-lO2Gmcl

A incrível competição da Grã Bretanha

10 de agosto de 2015

Mundial Kazan 20151 comentário em A incrível competição da Grã Bretanha

Adam Peaty, James Guy, Siobhan-Marie O’Connor, Ross Murdoch, Jaz Carlin. A excelente campanha britânica foi liderada por esses cinco nomes, que tem em comum a pouca idade – a média é de 20 anos; Jaz Carlin, a mais velha, tem 24 – e o fato de irem embora de Kazan com medalhas na bagagem. Isso sem mencionar o revezamento 4×200 livre e o 4×100 medley misto e os nadadores que chegaram muito perto de medalhas, como Fran Halsall.

A melhora foi gritante. Em Barcelona, há dois anos, a Grã Bretanha conquistou apenas uma medalha, de bronze. Um ano antes, na Olimpíada disputada em casa, tinham sido três medalhas (uma prata e dois bronzes). Dessa vez, os britânicos conquistaram 9 medalhas no total, sendo 5 de ouro, uma de prata e uma de bronze. O país terminou a competição em quarto lugar no quadro de medalhas.

Em número de finais, foram nada menos que 12 a mais do que as de Barcelona, chegando a 30 no total* – se houvesse um quadro de medalhas das finais por países, a Grã Bretanha só perderia para os EUA (45), e ficaria empatada com a China. O dado mostra a consistência do resultado e a quantidade de atletas do país que devem chegar ao Rio em condições de subir ao pódio, o que muitas vezes fica escondido olhando apenas para as medalhas.

O bom Campeonato já era esperado depois da forte seletiva do país. Principalmente nas provas de peito, em que nomes fortes como o medalhista olímpico Michael Jamieson ficaram de fora. Mas chegar como expectativa é uma coisa, concretizá-la é outra, ainda mais em conjunto e tratando-se de um grupo tão novo. O fato de todos terem nadado bem é admirável.

*Para essa comparação excluimos o revezamento misto, que não foi disputado em Barcelona

Adam+Peaty+Swimming+16th+FINA+World+Championships+hhX6XOOh49Kl Adam+Peaty+Swimming+16th+FINA+World+Championships+eEC0MzXBy-Al Adam+Peaty+Swimming+16th+FINA+World+Championships+1r1gGAek8Gel

Siobhan+Marie+O+Connor+Swimming+16th+FINA+YfiGzs2Llx3l

 

Posts relacionados

Um comentário em "A incrível competição da Grã Bretanha"

  1. Clayton Miranda disse:

    Realmente é de se admirar, uma evolução impressionante.
    Claro que é fruto de um trabalho com excelente planejamento.
    Temos que encontrar o nosso modelo ideal.
    Não temos nada semelhante a formação dos jamaicanos para o atletismo, com uma competição nacional entre as escolas que faz com que os jovens se dediquem ao máximo pois é uma forma de ascensão social e econômica.
    Também não podemos contar com as universidades, como a natação americana, onde os nadadores se recusam a se profissionalizar para a partir dali encontrar o seu futuro.
    Não creio que com a estrutura de clubes que temos chegaremos perto das grandes potencias do esporte.
    Qual o incentivo para se competir pela escola ou universidade?
    Qual a possibilidade de que ao deixar os estudos em segundo plano para uma dedicação quase que integral ao esporte o jovem atleta terá trilhado o caminho para um futuro promissor?
    Enfim, é uma escolha muito incerta é que definitivamente não colabora para a formação d grandes atletas!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »