Allan do Carmo se classifica para as Olimpíadas

27 de julho de 2015

Mundial Kazan 2015Nenhum comentário em Allan do Carmo se classifica para as Olimpíadas

Temos a primeira classificação brasileira para as Olimpíadas do Rio-2016 garantida: Allan do Carmo conquistou nessa manhã uma vaga para a prova de 10km nas maratonas aquáticas. Não foi fácil: Allan terminou em 9o lugar na prova no Mundial de Kazan, que classificou os 10 primeiros colocados para os Jogos.

“É o nono lugar mais feliz da minha vida”, disse Allan ao final da prova. “Aqui estão todos os melhores do mundo. Nos Jogos são apenas 25. Já tive a experiência dos Jogos Pan-Americano Rio 2007, quando fui bronze. Foi a primeira prova da competição e uma emoção indescritível. Agora tenho um ano para me preparar e chegarei lá muito melhor”.

A prova foi forte: o campeão olímpico e bronze no último Mundial Oussama Mellouli terminou em 23o. Chad Ho, campeão da prova de 5km no sábado e 8o colocado na prova de 10km no último Mundial, terminou em 19o.

Eles ainda terão chance de classificação, na travessia de Setubal, marcada para 11 de junho de 2016. A prova garantirá mais 14 vagas no feminino e 14 no masculino (9 primeiros colocados + melhores de cada continente, somando 14), mas apenas para países que não tenham classificado nenhum atleta no Mundial. O Brasil, como já classificou Allan, terá apenas um representante no Rio.

Diogo Villarinho, do Brasil, chegou a estar entre os 10 primeiros e virou em 8o na segunda volta, mas terminou em 21o.

A vitória ficou com Jordan Wilimosky, dos EUA, que até hoje não tinha nenhum resultado expressivo: foi seu primeiro Mundial absoluto. No Pan Pacific, ano passado, ele terminou em 9o na prova de 10km. Sua prova foi negativa, passando em 17o na segunda volta, com 56:21.2 e voltando em 53:27.0. O norte-americano estabeleceu uma vantagem tão grande que há 300 metros da chegada já estava claro que não perderia a prova. Sean Ryan, o outro americano na prova, terminou em 4o lugar. Além dos EUA, a Itália é o único país que também terá dois atletas no Rio, com Simone Ruffini e Federico Vanelli.

A prata ficou com Ferry Weertman, holandês com ótimo final de prova também, que virou em 15o na terceira volta. Spyridon Gianniotis, atual campeão mundial e 4o nas Olimpíadas de Londres, terminou em 3o.

Abaixo, a lista dos 10 classificados:

Screen Shot 2015-07-27 at 9.02.11 AM

 

 

Screen Shot 2015-07-27 at 8.43.15 AM

 

Clique aqui para ver o resultado completo

 

 

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »