A polêmica de Leveaux

26 de abril de 2015

Doping, Notícias1 comentário em A polêmica de Leveaux

Está aí um livro que estou ansiosa para ler. Ansiosa e receosa também. Muito do que é dito em bastidores do esporte de alto rendimento provavelmente será reforçado na autobiografia do nadador francês.

Amaury Leveaux, campeão olímpico no revezamento 4×100 livre em Londres, conta em seu livro “Sexe, drogue et natation“, em tradução livre “Sexo, drogas e natação”, situações que divergem (ou deveriam divergir) do ambiente esportivo.

Mais do que isso, menciona atletas (alguns com nomes, outros misteriosos) que cometeram delitos durante a carreira.

Ao que parece, o livro não tem papas na língua e inclusive já causou a fúria da dirigência da federação francesa, ao criticar (dentre tantas outras revelações) a inutilidade da entidade, chamando seus dirigentes de dinossauros que não trouxeram absolutamente nada para a natação francesa.

Mas a maior repercussão do lançamento são as menções de nadadores franceses e de outros países, que se drogaram tanto para diversão, como para performance. Dentre os acusados pelo francês está Cesar Cielo, que em entrevista posterior para o jornal L’Equipe, compara o brasileiro com o ciclista Lance Amstrong.

Menciona também uma história de uma nadador de 22 anos que, em uma festa nas Olimpíadas de Londres usou cocaína. Seguindo essa informação, os únicos nadadores franceses que tinham essa faixa de idade eram Giacomo Dortogna e o campeão olímpico Florent Manaudou…

“Eu queria mostrar que nem tudo é um mar de flores. Eu escolhi um título chamativo e meio engraçado. O objetivo é que muitas pessoas leiam. Se esse livro vender três cópias, será inútil.”

Ficamos no aguardo dos próximos episódios.

Posts relacionados

Um comentário em "A polêmica de Leveaux"

  1. Rodrigo G disse:

    Se ele quis se referir ao Florent eu não sei, mas que o irmão caçula da Manaudou tem cara de quem vê gnomo, ah ele tem…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »