Aposentadoria de Camille Muffat

14 de julho de 2014

Aposentadorias, NotíciasNenhum comentário em Aposentadoria de Camille Muffat

Por essa a gente não esperava. A campeã olímpica Camille Muffat, maior estrela da natação francesa feminina da atualidade, anunciou aposentadoria no sábado. Ela deu entrevista ao jornal francês L`Equipe anunciando que parou. “Tomei uma grande decisão, parei de nadar”, disse ela. Veja aqui o artigo, em francês.

Uma semana antes, Muffat, de 24 anos, havia anunciado que não nadaria o Open de Vichy. Ela teve um desentendimento com o técnico, Fabrice Pellerin, mas disse que não culpa ninguém. “O desentendimento vai ficar entre nós assim como muitas outras coisas, boas ou ruins, mas eu mencionei isso porque foi o que iniciou a reflexão”, disse. Camille treinava com Pellerin desde os 12 anos e se disse muito grato ao técnico de Nice.

O ponto alto da carreira de Muffat foi nas Olimpíadas de Londres, em 2012, quando venceu a prova de 400 livre, foi prata no 200 livre e bronze no 4×200 livre. No mesmo ano, ela bateu dois recordes mundiais em piscina curta, na prova de 400 e 800 livre. No Mundial de Barcelona, Muffat não teve bom desempenho no 400 livre, terminando em sétimo, mas foi bronze no 200 livre.

Até 2011, Muffat focava em provas de medley, provas que inclusive nadou em Pequim, em sua primeira Olimpíada. Na ocasião, ela não passou das eliminatórias do 200 e 400 medley. Foi em 2011, no Mundial de Shangai, que veio o primeiro resultado expressivo a nível mundial, com o bronze no 200 e 400 livre. 

Muffat foi o grande nome da natação francesa feminina desde Laure Manaudou – que, aliás, também se aposentou cedo: aos 22 anos. Dois anos depois, Manaudou voltou às piscinas e participou de mais uma edição das Olimpíadas, com atuação bem tímida. Será que o mesmo vai acontecer com Muffat?

muffat2

Posts relacionados

0 comentários em "Aposentadoria de Camille Muffat"

  1. […] de Camille Muffat, foi a vez do australiano Eamon Sullivan anunciar sua aposentadoria. O velocista australiano se […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »