Calendário FINA Champions Swim Series e convidados brasileiros

31 de janeiro de 2019

NotíciasNenhum comentário em Calendário FINA Champions Swim Series e convidados brasileiros

Esse mês a FINA divulgou o calendário FINA Champions Swim Series, competição mais focada em espetáculo, onde apenas atletas de alto nível convidados podem participar. Sem finais e com 4 atletas por prova.

A motivação da criação dessa competição foi tentar impedir a ISL de atrair os principais nadadores do mundo e, dessa forma, ameaçar a FINA como principal entidade da natação.

Para o calendário, serão três etapas de competição, todas acontecendo na primavera do Hemisfério Norte e outono do Hemisfério Su e todas as etapas acontecerão em piscina longa, com as seguintes datas e lugares:

1- Hangzhou, China – 27 e 28 de abril de 2019
2- Budapeste, Hungria – 11 e 12 de maio de 2019
3- Indianapolis, EUA – dia 31 de maio a 1 de junho de 2019

A FINA enviou convite para 45 nadadores masculinos de 15 diferentes países e 37 feminino de 17 diferentes países, de acordo com a Swim Swam. Todos eles devem atender pelo menos um dos seguintes critérios:

  • Recordista Mundial
  • Medalhistas olímpicos no Rio 2016
  • Medalhistas Mundias em Budapest 2017
  • Líderes do ranking mundial em 2018

As provas serão: 50, 100 e 200 metros de todos os estilos, 200 medley e 400 livre.

Premiação em dinheiro será (em dólar):

PROVAS INDIVIDUAIS
1º lugar: $10 mil
2º lugar: $8 mil
3º lugar: $6 mil
4º lugar: $5 mil

PROVAS DE REVEZAMENTO
1º lugar: $16 mil
2º lugar: $12 mil
3º lugar: $8 mil
4º lugar: $2 mil

+ $20 mil em caso de quebra de recorde mundial

O presidente Julio Maglione disse que a FINA está confiante com o interesse que essa competição irá gerar entre os melhores nadadores do mundo.

“O formato de competição original, junto com o espetáculo que queremos criar em torno da natação e a premiação em dinheiro bastante atrativa são elementos importantes que caracterizam o novo Champions Swim Series. Com a performance incrível de nossas estrelas, nós iremos oferecer uma nova imagem da natação para o mundo.”, disse o presidente.

Dos convidados, que não foram divulgados, temos a confirmação do russo Anton Chupkov, que foi o primeiro nadador a publicamente se comprometer com as etapas e estará presente nas três. De acordo com um jornal russo, os nadadores Kliment Kolesnikov e Evgeny Rylov não descartaram a competição.

Sabe-se que 5 brasileiros foram convidados: Cesar Cielo, Felipe Lima, João Gomes Jr., Nicholas Santos e Etiene Medeiros. Todos os convidados tem até amanhã para confirmar a presença no evento.

Do outro lado, a australiana Madeline Grovers, que foi prata no Rio, já confirmou que não fará parte da competição. Toda a natação australiana está sob dúvida, pois o calendário não os favorece. Em abril acontece o Campeonato Australiano e, em junho, a seletiva australiana para o Mundial em Gwangju. Cate Campbell também se colocou como incerta na competição:

“É meio estranha a data. Nós temos a seletiva em Junho e as competições do Champion Swim Series acontecem em abril e maio. Ir para Europa é um longo trajeto e não estou certa de que isso irá funcionar, parece que estão colocando muitas competições em um período agora muito lotado para natação mundialmente.

Na Australia, o excesso de talentos significa que nós temos que nos reclassificarmos para o time nacional todos os anos e nós temos uma chance de fazer isso, na seletiva.

É isso que eu priorizo em primeiro lugar todos os anos, porque representar meu país é sempre a força que me guia por trás do que eu faço.”, disse para o jornal australiano The Sydney Morning Herald.

Para piorar para a FINA, tanto Campbell como Groves estão bastante envolvidas em fazer parte das competições da ISL. E como o calendário facilita (a competição da ISL deve acontecer no outono do Hemisfério Norte), as australianas pretendem competir, principalmente agora que a FINA já alegou não punir mais os nadadores que se envolverem com a ISL.

 

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »