Coaracy Nunes é afastado da CBDA

25 de outubro de 2016

Notícias1 comentário em Coaracy Nunes é afastado da CBDA

Sei que estamos devendo com notícias e resultados aqui no blog e prometo recompensa-los, mas não poderia deixar de passar aqui pra falar sobre o afastamento do presidente da CBDA, Coaracy Nunes.

Coaracy era o cartola mais antigo das Confederações Brasileiras, presidindo os esportes aquáticos há quase 30 anos.

Ontem, aconteceu o que parecia impossível: o Ministério Público Federal pediu o afastamento do presidente, por acusação de fraude em licitação, superfaturamento e desvio de dinheiro público. O esquema foi descoberto pela operação Águas Claras e, segundo a MPF, o dinheiro seria destinado à compra de equipamentos e materiais para a preparação de atletas de maratona aquática, polo aquático e nado sincronizado para a Rio-2016. Segundo o órgão, os danos chegam a R$ 1.265.844,00.

Junto a Coaracy, também foram afastados Sérgio Alvarenga (diretor financeiro), Ricardo de Moura (coordenador de Natação, que já estava assinando documentos no lugar de Coaracy, além de candidato à eleição do ano que vem) e Ricardo Cabral (coordenador de Pólo Aquático).

Decisão da Justiça afasta Coaracy Nunes da CBDA (Foto: Reprodução SporTV)

Em depoimento para a UOL, Coaracy continua negando qualquer acusação:

“Não tem nenhuma prova, porra nenhuma. Eu vou tomar, a partir de amanhã, providências imediatas, porque não esperava essa palhaçada. Isso, para mim, é uma grande palhaçada”.
“Meu nome está sendo achincalhado. Vou para a CBDA amanhã e tomar as providências, todas as cabíveis. Vou até as últimas consequências.”
“A única coisa que posso acrescentar é que isso que estão fazendo é chantagem. Não é possível chamar todo mundo de ladrão. Não devo nada a ninguém, estou tranquilo. Nunca levei um tostão para casa”.

O juiz federal Heraldo Garcia Vitta, que solicitou o afastamento, também manifestou-se:

“Com o perdão da palavra, em vez de haver democracia na CBDA, parece haver monarquia institucionalizada, consolidada, por conta de perpetuidade na função diretiva”, afirmou, no despacho.

Apesar do afastamento ser uma surpresa, as acusações não são novidade para ninguém. Há anos, alguns poucos nadadores e envolvidos com o esporte vêm se manifestado contra algumas decisões da atual gestão, que incluíam longa permanência no poder, falta de democracia, falta de transparência, falta de critério, mudança de estatuto, dentre outras coisas.

A página Muda CBDA já vem alertando de diversas situações há exato um ciclo. Há ainda muita coisa pra mudar e melhorar, mas esse afastamento é um indício de que podemos estar prestes a presenciar essas mudanças e melhorias.

Posts relacionados

Um comentário em "Coaracy Nunes é afastado da CBDA"

  1. Cristiane disse:

    Agradeço a oportunidade de saber dessas informações tão preciosas. Sou formada em Educação Física e trabalho na água com natação há mais de 20 anos. Nunca tinha visto declarações tão corajosas! Parabéns! Sucesso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »