Dinamarca define nomes para o Rio-2016

5 de novembro de 2015

Rio 2016Nenhum comentário em Dinamarca define nomes para o Rio-2016

A Federação Dinamarquesa de Natação anunciou hoje o nome de cinco nadadores do país que estarão nos Jogos Olímpicos do Rio. Ainda há algumas seletivas para definir revezamentos e provas adicionais, mas esses nomes já estão confirmados: Jeanette Ottesen, Lotte Friis, Rikke Pedersen, Mie Nielsen e Viktor Bromer.

Lars Green Bach, Diretor Esportivo da Federação, disse que os atletas entregaram resultados fortes nos Europeus e Mundiais nos últimos anos. “Sabemos que as disputas são acirradas nas Olimpíadas, mas também sabemos que esses nadadores tem potencial para fazer impacto na final”

Bach está certo.

Começando por Lotte Friis, fundista de 27 anos. Friis foi medalha de bronze no 800 livre nas Olimpíadas de Pequim, e campeã mundial da prova um ano depois. No total, ela tem 6 medalhas de Mundial: fez parte dos pódios do 800 livre e 1500 livre em todos os Mundiais entre 2009 e 2013. A sequência foi quebrada em Kazan, em que Friis ficou em 4o e 5o lugar nas provas. Friis passou a treinar em Baltimore com Bob Bowman após as Olimpíadas de Londres, em que terminou em 4o lugar, e continua na cidade mesmo após a saída do treinador para o Arizona. No instagram, essa grande fundista comemorou a notícia de que está oficialmente convocada para o Rio:

Jeanette Ottesen também tem 27 anos e já esteve em três Olimpíadas. Em Atenas-2004, sua melhor colocação foi o 18o lugar no 100 livre. Em Pequim-2008, ficou em 5o no 100 borboleta, e foi 6a na mesma prova em Londres-2012. Jeanette tem dois títulos mundiais em piscina longa (um deles no 100 livre, conquistado em 2011) e é uma velocista de altíssimo nível.

(Ver o seu currículo me faz lembrar o quanto às vezes as pessoas esquecem o quão difícil é conquistar uma medalha olímpica: há muitos ótimos nadadores, campeões mundiais, que não conseguem, de todas nacionalidades. Toda medalha olímpica deve ser muito valorizada, é algo realmente grandioso). 

Jeanette-Ottesen1

Rikke Pedersen tem 26 anos e é a atual recordista mundial do 200 peito. O recorde foi batido no Mundial de 2013, em Barcelona, na semifinal; na final, Pedersen foi superada por Yulia Efimova e acabou com a prata. Esse ano ela também subiu ao pódio do Mundial na prova, compartilhando o terceiro lugar com mais duas nadadoras. Pedersen é ainda a atual campeã europeia do 100 e 200 peito e ficou em quarto lugar nas Olimpíadas de Londres na prova.

rikke1

Mie Nielsen é a caçula do time: tem 19 anos, e está em ótima fase. Foi bronze no 100 costas no Mundial de Kazan, superando Missy Franklin e nadando para 58”86. Nielsen tem família de nadadores: seu pai foi medalhista olímpico no 200 borboleta em 1988, e sua mãe competiu no Mundial de 1978. O Rio não será sua estreia em Olimpíadas. Mie esteve em Londres, onde terminou em 17o lugar no 100 costas, na época com 15 anos.

Mie+Oe+Nielsen+Swimming+16th+FINA+World+Championships+rLidpF_Ekarl

 

Viktor Bromer será o único estreante em Olimpíadas entre os cinco. Ele tem 22 anos e é o atual campeão europeu do 200 borboleta, além de ter sido quinto colocado na prova no Mundial de Kazan.

bromer

 

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »