Nadadores serão submetidos à banho de luz no Rio

11 de fevereiro de 2016

Rio 20161 comentário em Nadadores serão submetidos à banho de luz no Rio

Em uma matéria bem interessante da Folha de São Paulo, foi abordado o tema sobre o horário das finais da natação nos Jogos Olímpicos do Rio.

A pedidos da TV americana, as finais acontecerão às 22h (horário de Brasília), que equivalerá ao horário nobre nos Estados Unidos, devido ao fuso. Há uma grande preocupação com o desempenho dos nadadores que terão que estar despertos tão tarde e também com o fato de que muitos provavelmente só irão dormir por volta das 3h da manhã, já que as etapas acabam meia-noite, os nadadores tem responder à imprensa, fazer soltura, exame anti-doping, locomoção até a Vila, etc.

A primeira preocupação gira em torno do sono dos atletas, que para completarem um ciclo de 8 horas teriam que acordar apenas às 11h da manhã, sendo que as eliminatórias estão marcadas para às 13h. Sendo assim, não existirá 8 horas de sono para os principais nadadores, já que o aquecimento inicia às 11h30 e isso significa acordar no máximo às 10h30.

Para acordar tão tarde, a preocupação é impedir ao máximo a entrada de luz solar nos quartos dos atletas, tentando simular ao máximo a escuridão da noite.

Na matéria da Folha, são informadas algumas medidas que especialistas da UFMG, junto ao COB, adotaram para garantir descanso e recuperação aos atletas (não só nadadores).

Os atletas serão expostos antes das provas da noite a um aparelho que irradia alta luminosidade por cerca de meia hora, que conduz a um aumento da temperatura cerebral em um horário onde normalmente apresentaria um declínio.

Já quanto ao descanso, uma das ações será a crioterapia que estimula o relaxamento através de baixas temperaturas, auxiliando o atleta a pegar no sono de forma mais rápida, já que poucas horas antes havia se submetido a altas cargas de adrenalina.

A aplicação das duas técnicas terá início 10 dias antes do início dos Jogos.

folha banho de luz

Imagem: Folha de São Paulo

Posts relacionados

Um comentário em "Nadadores serão submetidos à banho de luz no Rio"

  1. […] para adaptação do corpo. Outro artifício sendo utilizado pra essa adaptação de horário é o banho de luz, feito com um óculos e que “engana” o corpo, passando a informação que ainda é de […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »