Mundial de Hangzhou: Terceiro dia de Finais

13 de dezembro de 2018

Mundial Hangzhou 2018, Recordes Mundiais, ResultadosNenhum comentário em Mundial de Hangzhou: Terceiro dia de Finais

Mundial de Hangzhou, no terceiro dia, já começou com recorde mundial. Hoje foi dia sem brasileiros em finais, mas teve muito brasileiro nadando as semis e passando de fase, pra disputar medalha amanhã.

Hoje, teve recorde mundial em prova individual também graças ao russo Kirill Prigoda, que nadou abaixo da linha do recorde mundial durante toda a prova, quase dando um corpo de distância nos primeiros 100 metros. No final, bateu o recorde por 28 centésimos, fazendo 2’00”16. Sim, chegamos na era onde um nadador está muito próximo de nadar abaixo de 2 minutos na prova.

Image result for kirill prigoda world record

Nessa prova, ainda teve o recorde asiático para o chinês Haiyang Qin, que terminou com a medalha de prata com 2’01”15, quase um segundo atrás.

O outro recorde mundial veio novamente com o revezamento americano, dessa vez no 4×50 medley misto, uma das provas mais legais de assistir da natação, devido a alternância frequente de posição. Segue parciais dos americanos:

Olivia Smoliga – costas – 25”85
Michael Andrew – peito – 25”75
Kelsi Worrell – borboleta – 24”71
Caeleb Dressel – livre – 20”09
Total: 1’36”40

Na prova mais esperada do dia, os 100 borboleta masculino, Chad Le Clos venceu o “duelo” (não desmerecendo os outros 6 competidores) contra Caeleb Dressel, de forma mais “fácil” do que o público esperava. Caeleb usou uma estratégia de passar bem mais fraco e só entrou na disputa nos últimos 2 metros. O sul-africano, por outro lado, passou forte e manteve-se na liderança de uma ponta a outra, vencendo com 48”50. O americano ficou com a prata com 48”71. O bronze ficou com o chinês Li Zhuhao com novo recorde asiático: 49”25.

Dobradinha americana na prova dos 200 costas, com vitória para Lisa Bratton com 2’00”71, com uma segunda parcial impressionante. Para se ter uma ideia, Lisa passou com 59”69 e sua compatriota Kathleen Baker passou em primeiro para 58”25. Baker acabou terminando com a prata por 8 centésimos. Quem também teve um final forte, mas acabou não conseguindo subir no pódio foi Katinka Hosszu, que terminou em quarto. O bronze ficou para Emily Seebohm.

Nos 800 livre feminino, a chinesa Jianjiahe Wang, que é recordista mundial junior, piorou um pouco seu tempo, mas ainda suficiente para levar o ouro, para delírio do público. Com quase 4 segundos de vantagem, venceu com 8’04”35, ainda 5 segundos pior que seu tempo.

Nos 100 livre feminino, Ranomi Kromowidjojo confirmou o favoritismo, vencendo a prova com novo recorde de campeonato: 51”14, que pertencia a sua compatriota Femke Heemskerk, que acabou terminando com a prata com 51”60. Outro recorde nessa final veio com Mallory Comerford, dos EUA, batendo o recorde do continente americano com 51”63.

Semifinais

Falando em Ranomi, a holandesa classificou-se com o melhor tempo para a final dos 50 borboleta, fazendo 24”84. Mais duas nadadoras terminaram a semi abaixo de 25 segundos: a australiana Holly Barratt e a americana Kelsi Worrell, que inclusive bateu o recorde do continente americano com 24”93. A brasileira Daiene Dias competiu a smi, terminando na décima quinta posição com 26”05, um centésimo melhor que na eliminatória.

Dois brasileiros estiveram na semifinal dos 100 medley masculino: Caio Pumputis e Diego Prado. Diego acabou na décima sexta colocação na semi, melhorando um pouco seu tempo da manhã, com 53”34, mas ainda pior que sua marca feita no Finkel. Caio, da mesma forma, também melhorou a marca da manhã, fazendo 52”15, mas ainda pior que seu sub-52 feito na seletiva. Caio passou com o sexto tempo para a final e na entrevista do SporTV disse que se fizer na casa dos 51”5 estará brigando pela final.

Caio Pumputis saída 100 medley Hangzhou

Foto: Satiro Sodré/SSPress

O terceiro tempo da prova na semi foi 51”44, de Michael Andrew, então talvez seja necessário um pouco menos que isso. Destaque da semi foi o recorde mundial júnior (mais um recorde nesse Mundial de Hangzhou) de Kliment Kolesnikov com 50”90.

Na prova dos 50 livre masculino, tivemos Cesar Cielo nas semifinais, conseguindo se classificar lá na raia 8 com o sexto tempo para a final: 21”06. O melhor tempo das semis foi de longe do americano Caeleb Dressel, batendo o recorde americano e igualando o recorde das Américas com Cesar Cielo: 20”51. Abaixo de 21 segundos ainda nadaram: Benjamin Proud, Vladimir Morozov e Cameron McEvoy. Para pegar final: 21”12.

Katinka Hosszu, em mais uma queda n’água, classificou-se em primeiro lugar nos 100 medley, prova em que é franca favorita e recordista mundial. Foi a única nadadora abaixod os 58 segundos, com 57”69. Para pegar final: 58”64.

Nos 50 costas masculino, Guilherme Guido classificou-se na eliminatória com o melhor tempo de 23”00 e com exatamente esse tempo, passou para a final com o quinto tempo. O melhor tempo da semifinal foi o jovem Evgeny Rylov com recorde susso de 22”68. Ainda abaixo de 23: Ryan Murphy, Jiayu Xu e Shane RyanGuilherme Basseto também esteve na semifinal e terminou 13º com 23”39, sua melhor marca pessoal.

Mais brasileiros

Nas eliminatórias dos 50 livre, Matheus Santana não conseguiu classificar-se para as semis e terminou na 26ª posição com 21”71.

Nas eliminatórias dos 200 peito, Caio Pumputis não conseguiu classificar-se para sua segunda prova do dia. Terminou a prova na 14ª posição com 2’05”00, piorando seu tempo feito no Finkel, durante a seletiva.

E o que acabou surpreendendo foi a não classificação do revezamento 4×50 medley misto, que tinha potencial para disputar medalha na final. O revezamento acabou na nona colocação:

Etiene Medeiros – costas – 26”30
João Gomes Jr. – peito – 25”93
Nicholas Santos – borboleta – 22”27
Larissa Oliveira – livre – 24”74
Total: 1’39”24

Esse tempo ficou a apenas 23 centésimos da final.

Confira os resultados completos do dia no Mundial de Hangzhou.

Tudo sobre o primeiro dia de finais.

Tudo sobre o segundo dia de finais.

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »