Katinka+Hosszu+Swimming+European+Championships+Hf-KXKsdM-Mx

O Campeonato Europeu de Katinka Hosszu

10 de agosto de 2018

ResultadosNenhum comentário em O Campeonato Europeu de Katinka Hosszu

Terminou ontem o Campeonato Europeu de Natação, disputado em Glasgow. Katinka Hosszu saiu da competição com mais um feito inédito: se tornou a primeira mulher a ganhar a mesma prova em cinco Campeonatos Europeus consecutivos, depois de sua vitória no 200 medley. Antes dela, só Lazslo Cseh, seu conterrâneo, conseguiu a mesma sequência, vencendo o 200 medley no Europeu entre 2004 e 2012.

A campanha de Katinka neste Europeu foi diferente do a húngara se acostumou a fazer nos últimos anos, nadando (e ganhando) muitas provas por competição, de etapas da Copa do Mundo a Campeonatos Mundiais. No Europeu de 2016, realizado em Londres, foram quatro medalhas de ouro e uma de prata. Desde a primeira vez que subiu no pódio em um Europeu, há 10 anos, Katinka soma 14 medalhas de ouro e 21 no total na competição continental, uma marca impressionante.

Dessa vez, Katinka nadou apenas duas finais: o 200 medley e 100 costas, prova em que terminou em quarto lugar. Ela não estava inscrita no 400 medley e se poupou no 200 costas, prova que seria nadada na mesma etapa do 200 medley. Com isso, saiu da competição com um ouro, na prova de 200 medley.

A prova foi dura e emocionante. Katinka virou em quarto lugar nos 150 metros, 4 décimos atrás da italiana Ilaria Cusinato, que liderava a prova. Com 10 anos a menos que a húngara, Cusinato já havia ameaçado a nadadora nas semifinais e ficado em segundo no 400 medley.

Mas Katinka fechou muito forte (30”95), passou as adversárias e garantiu o ouro com 2’10”17, oito centésimos à frente da segunda colocada. A húngara comemorou muito. Além de pentacampeã europeia, Katinka é tricampeã mundial de longa da prova, campeã olímpica e recordista mundial.

Katinka+Hosszu+Swimming+European+Championships+YGH79f_AJtgl Katinka+Hosszu+Swimming+European+Championships+vdEZO9k1T-ql

Veja abaixo o vídeo da prova:

Screen Shot 2018-08-08 at 4.09.30 PM

Ao final da competição, Katinka falou sobre seus últimos meses que, em suas próprias palavras, foram de altos e baixos. Depois de 6 anos treinando com o marido Shane Tusup, os dois se separaram em maio, quando Tusup divulgou em suas redes sociais que teria sido traído pela nadadora.

“Como minha vida pessoal e profissional estavam muito ligadas sim, os últimos dois meses foram bem difíceis. Acho que ainda vai ser difícil por um tempo, quem já passou por isso sabe. Meu técnico era meu marido então não foi fácil voltar para a piscina sozinha. Foram altos e baixos mas no final eu amo natação e estou feliz de estar aqui. Nadar é minha âncora, e estou animada para voltar ao treinamento na segunda-feira”.

Desde a separação, ela treinou com Dave Salo, que foi seu treinador na época em que disputava o NCAA. As notícias recentes indicam que ela passará a treinar agora com o técnico suíço Árpad Petrov.

Veja abaixo a entrevista completa:

 

 

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »