Ruta está de volta a Lituânia
Mudanças a vista para a recordista mundial Ruta Meilutyte. A lituana, que foi campeã olímpica no 100 peito em Londres-2012 com apenas 15 anos, voltará a treinar em seu país, depois de anos nadando na Grã Bretanha.
Ruta treinou nos últimos anos com Jon Rudd em Plymouth Leander, na Grã Bretanha. Foi enquanto nadava com ele que protagonizou uma das provas mais impressionantes das Olimpíadas de Londres, quando venceu do 100 peito com apenas 15 anos. Um ano depois, no Mundial de Barcelona, Ruta bateu os recordes mundiais do 50 (29”48) e 100 peito (1’04”35). As duas marcas duram até hoje.
No Mundial de Kazan, Ruta terminou em segundo lugar no 100 peito, perdendo apenas para Yulia Efimova, que havia cumprido pena por doping. Em setembro do mesmo ano, Ruta teve um problema no ombro e ficou um tempo fora das piscinas. No Rio, com 19 anos, terminou em sétimo lugar, sem conseguir subir ao pódio e repetir seus melhores tempos.
No final do ano passado, foi anunciado que Jon Rudd deixaria o clube onde treinava Ruta para assumir a Federação da Irlanda de natação. Com isso, Ruta decidiu voltar para a cidade onde cresceu, Kaunas, na Lituânia. Lá, ela será treinada pelo técnico e ex-nadador lituano Paulius Andrijauskas.
Nascida em Kaunas, que é a segunda maior da Lituânia, Ruta é o maior nome da natação e um dos maiores do esporte lituano de todos os tempos. Com apenas 19 anos, já conquistou o ouro nas principais competições do mundo: Olimpíada, Mundial, Europeu, Mundial Junior, Olimpíadas da Juventude, Copa do Mundo. Criada pela avó após sua mãe morrer atropelada quando ela tinha 4 anos, Ruta se mudou para a Grã Bretanha com 13 anos, em uma escola interna onde estudava e treinava.
Posts relacionados
« Masters do Brasil: Yellowcap Sport Club Conheça o incrível trabalho do Projeto Nadando na Frente »