Para ficar de olho: Li Zhuhao

7 de outubro de 2014

Para ficar de olhoNenhum comentário em Para ficar de olho: Li Zhuhao

Começamos hoje a série Para ficar de olho,  com jovens nadadores que vem tendo resultados expressivos. Sabemos que a transição da categoria de base para o absoluto não é trivial, e o intuito não é “descobrir” o próximo campeão olímpico, mas acompanhar os resultados desses talentos.

O chinês Li Zhuhao abre a série. Ele é recordista mundial júnior na prova de 100 borboleta.

Mas o que diferencia o chinês dos outros 12 nadadores do masculino que também são recordistas da categoria? Simples: Zhuhao é o único que tem apenas 15 anos (a FINA considera para essa lista nadadores entre 15 e 18 anos no masculino e 14 a 17 no feminino).

li

Zhuzao foi campeão do 100 borboleta nas Olimpíadas da Juventude, fazendo 52”94. Ele ainda foi ouro no revezamento 4×100 livre misto, prova em que o Brasil ficou em segundo, e no 4×100 medley misto. Na ocasião, ele disse a um jornal local que não deixou que seus pais fossem à competição porque ficava nervoso com a presença deles, então preferiu que eles assistissem a prova da TV.  

Mas o recorde e a grande performance de Li veio nos Jogos da Ásia, competição extremamente importante para os chineses. Li fez 51”91 e terminou em segundo lugar. A marca superou os 52”52 de Daniel Bell feitos em 2008, que era o recorde anterior.

asia

Como parâmetro, Michael Phelps tinha 53”58 com os mesmos 15 anos de Li, que nasceu em 9 de janeiro de 1999. A marca é a 17ª melhor do mundo este ano e está a 11 centésimos do top 10.

Será que teremos a estreia de Li em Mundiais já no ano que vem em Kazan?

 

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »