#tbt: Dawn Fraser primeira tri-campeã olímpica

22 de janeiro de 2015

#tbtNenhum comentário em #tbt: Dawn Fraser primeira tri-campeã olímpica

Dawn Fraser é um dos maiores ícones da natação mundial. Fez história em diversos momentos de sua carreira. Em 1962, tornou-se a primeira mulher a nadar um 100 livre abaixo do minuto, por exemplo. Batendo um recorde que durou por 11 anos.

Mas seu maior feito foi em 1964, nas Olimpíadas de Tóquio, quando a australiana tornou-se a primeira pessoa a levar três ouros olímpicos em uma mesma prova, feito que só mais dois nadadores conseguiram anos depois. E foi justamente nos 100 livre, onde levou em 1956, 1960 e 1964).

Inclusive, nesta edição houve uma curiosidade. Fraser foi a atleta escolhida pelo Comitê Australiano a desfilar com a bandeira do país, contra sua vontade. Isso deixou a federação um pouco irritada. Depois, ainda por cima, a nadadora usou um uniforme que não fazia parte da edição dos Jogos, declarando ser mais confortável, o que irritou então os patrocinadores. Por fim, foi acusada de roubar a bandeira olímpica no Palácio Emperor Hirohito, chegando a ser presa, mas logo liberada (que no fim foi revelado que ela ganhou a bandeira como souvenir da competição). Mas mesmo assim, a federação deu uma punição de 10 anos à nadadora, que a impediu de competir a edição de 1968. #tbt

dawn fraser 2

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »