12_09_28_SegundaSemCarne5

Segunda Sem Carne: um ato de amor

8 de julho de 2015

Diário de Joanna4 comentários em Segunda Sem Carne: um ato de amor

Se enquanto escova os dentes você fecha a torneira, ao longo da sua vida você irá economizar 1,9 milhões de litros de água.

O seu banho de 5 minutos na água quentinha e com seu chuveiro elétrico gastam 2400 litros de água.

Cada kilo de carne produzido requer 14 mil litros de água.

A pecuária gera um desperdício de água 130 vezes maior do que dos seres humanos, e eu não estou falando da vaquinha da fazenda, eu estou falando das criações dos gados.

A agropecuária é responsável por 90% do desmatamento ilegal da Amazônia, seja pra plantação de soja pra alimentar os animais, quanto para pasto.

E o que falar do tratamento dado a esses animais? Basta que se faça a seguinte pergunta: você já viu uma fazenda de criação de gados, porcos e aves? Não, né? Nem eu, porque eles procuram nos distanciar da violência deferida a esses animais diariamente.

Por que será que amamos os cachorros, os gatos e achamos que temos o direito de comer vacas, galinhas e porcos?

Mas Joanna, o ser humano PRECISA de carne animal pra sobreviver. Será mesmo? Na Grécia Antiga, existem relatos de agricultores que não ingeriam carne animal (por não terem condições de bancar) e  viviam mais do que seus senhores. Se existe uma relação direta ou não, muitos estudos estão sendo feitos em relação a isso. (dêem um google e façam sua própria pesquisa, é muito importante esse discernimento pessoal).

A verdade é que podemos diminuir o consumo de carne animal sem que isso afete nossa saúde, podendo assim, dar um pouco de paz e tranquilidade pros animais e pro planeta.

Foi pensando nisso que foi criada a campanha: Segunda Sem Carne, que se propõe a conscientizar as pessoas sobre os impactos do uso de produtos de origem animal para a saúde, para os animais e para o planeta.

O padrinho da campanha é o Sir Paul McCartney  que já existe em 35 países e chegou no Brasil em 2009.

Por eu ser atleta de alto rendimento, ainda tenho resistência quanto a me tornar vegetariana por completo, temo que isso afete meu rendimento, de forma que estou realizando a transição lentamente. Tudo é acompanhado por minha médica, Dra Karina Hatano, tendo em vista que o dispêndio de energia de um atleta é imenso, muitas vezes sendo necessária a suplementação.

Hoje em dia, eu praticamente não consumo carne vermelha (nunca fui muito fã, mas depois de pesquisar mais sobre a forma como os animais são tratados e o impacto que isso tem no planeta, simplesmente não consigo). Procuro me alimentar de forma saudável, buscando alimentos vivos e ricos em nutrientes. Pretendo após os Jogos Olímpicos do Rio em 2016, banir o frango do meu cardápio e em 2017, o peixe. (tá, mas ninguém perguntou de você, a gente quer saber da campanha dããããã)

Não adianta tentar virar vegetariano da noite pro dia, nenhuma mudança brusca funciona. Por isso, indico a Segunda Sem carne como um primeiro passo, pra que você sinta os benefícios de dentro pra fora. (primeiro em você e depois no mundo)

Como não sou nutricionista, não posso indicar cardápio para ninguém,  cada corpo reage de uma maneira, e o ideal é trabalhar junto com um profissional capacitado para tal tarefa.

O que posso (e vou fazer) é postar foto dos alimentos que sempre tenho em casa e me nutrem completamente (carboidrato, proteína), me permitem realizar os treinamentos de Segunda-Feira (faço dois treinos na água e ainda musculação) sem perda de massa muscular e/ou rendimento: Soja Verde e Brócolis, Tofu orgânico, cogumelos, arroz integral e lentilha.

Com esses alimentos eu crio várias opções saudáveis e nutritivas de refeições aqui em casa, costumo utilizar como temperos: alho, cebola, cúrcuma, pimenta caiena e azeite. Eu juro que fica muuuuito saboroso, vale a pena tentar!

 

image2(1)image4

image3image5

 

“Acontece que eu trabalho o dia inteiro e não tenho tempo de preparar comidas vegetarianas e veganas, Joanna”. Sem problemas também, pra quem mora em São Paulo eu indico esses lugares:

– Salad Creations (tem a opção de hamburguer de berinjela que é divino, as saladas são completíssimas e bem servidas, além de poder adicionar quinoa que é um super alimento)

– Zen com a vida: é uma revendedora de produtos veganos congelados que fica na Augusta, absolutamente TUDO é delicioso. Telefone para contato: 11-32531493

– Cachoeira Tropical no Itaim Bibi, um dos meus preferidos, não custa caro (26 reais durante a semana podendo comer a vontade) com um enorme buffet e sobremesa incluída (hummm)

– Taioba Gourmet e pizzaria: restaurante na Vila Mariana que também entrega em casa (peçam a pizza de shimeji e depois me contem se não é dos deuses) Telefone para contato: 11-25060136

Obs: Nenhum desses lugares me pagou absolutamente nada para que eu os citasse aqui, ok? Sem Jabá!

Se você chegou até aqui (gente, que post longo é esse?) e ainda não se convenceu da diferença que pode fazer, eu indico alguns desses documentários que estão disponíveis na internet:

– Além do Carnismo – Melanie Joy

– Cowspiracy – The sustainability secret

– A carne é fraca (disponível no youtube)

É isso, espero que tenham gostado que se juntem a essa campanha. É mais do que um ato de amor pelos animais, é um ato de amor pelo planeta e por você mesmo.

Beijos!

Ps: Genteeee, estou embarcando hoje para o Pan Americano e não sei como será a internet por lá, bem como meu tempo disponível, então, pode ser que eu dê um sumiço mas na volta vai ter sorteio do mascote e alguns itens da seleção brasileira, ok? :)

 

Posts relacionados

4 comentários em "Segunda Sem Carne: um ato de amor"

  1. Muito legal o post, Joanna. Depois que comecei aver suas postagens do segunda sem carne, passei a arriscar uma refeição por dia, a janta, sem carne. Tudo com o acompanhamento da nutri, claro. Posso dizee que cogumelos são realmente uma delícia!

    • Joanna Maranhão disse:

      Pedro, fico muito feliz em saber que você tem curtido as postagens e buscado outras fontes de nutrição que não sejam de origem animal. Grande abraço!

  2. Gustavo Mendes disse:

    Ahhhhhhhhhhh que legal Joanna , meu pedido foi atendido !!! Fiquei muito feliz , e a parabenizo novamente pelo blog e pela forma como escreve suas idéias , as opções que passou de alimentação certamente serão repassadas… Sou atleta de natação e tenho um pensamento semelhante ao seu quanto ao tratamento de animais e vou tentar diminuir o consumo, começando pela segunda sem carne, além de passar para amigos que também pensam assim!! Te desejo a maior sorte do mundo no Pan , estarei na torcida , e como disse já em outro post , aguardo o sorteio anciosamente kkkk, me sorteeeeia!! kkk
    Ah, quando voltar te dou mais idéias para próximos posts …
    Beijos de um grande fã!

    • Joanna Maranhão disse:

      Que bom que você curtiu, Gustavo!
      Começa aos pouquinhos…você vai sentindo a transformação e o bem que você está fazendo, muita sorte!
      Beijos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »