image-15

Masters do Brasil: Academia Viva Água – Maranhão

28 de janeiro de 2017

Equipes Master Brasil, Master1 comentário em Masters do Brasil: Academia Viva Água – Maranhão

Por Beatriz Nantes

A primeira equipe da nossa série EQUIPES MASTER DO BRASIL é a Academia Viva Água, do Maranhão. Com 33 anos de vida, a tradicional academia cresceu e virou um complexo esportivo – além de natação, é possível praticar judô, ginástica artística e vôlei de praia.

image-9

O técnico de equipe Master é Diego Loredo, um apaixonado por natação, como a grande maioria dos técnicos master do Brasil. “Entrei na educação física e meu objetivo sempre foi ser técnico. Faço porque gosto. Estou o tempo todo na piscina, de domingo a domingo. Quando estou na piscina não sinto mais nada, alivia tudo, qualquer problema some, fico muito mais tranquilo”.

A Academia chegou a ter participação em competições de categoria e absoluto na década de 1990, mas a equipe competitiva acabou por volta de 2005. Diego entrou como estagiário tendo como uma das bandeiras levantar a equipe master e de categoria. Já há alguns atletas participando no mirim e petiz, e é no Master que vem o maior destaque.

A Viva Água possui três piscinas: uma para bebês (as aulas são o carro chefe da academia), uma de 12m x 8m e uma de 25m x 12,5m. Há dois tipos de aula. Um é a natação utilitária, com horários durante todo o dia, e foco em ensinar natação e promover a saúde. A outra é o treinamento, que acontece das 21h às 22h30, de segunda a sábado (e às vezes domingo também).

image-12

O volume do treino é de no máximo 2.300 metros, com muita série de potência e também parte física fora da água. “A série preferida da galera do treinamento é de paraquedas. Fazemos estímulos, nem sempre da mesma forma. Pode estar no meio do treino e peço para tirar o paraquedas e fazer um tiro, para treinar a sagacidade do pessoal”. A ideia é sair da rotina e ajudar a motivar os atletas.

A estratégia tem dado certo. Com nadadores do pré master até 80 anos, ha integração entre as idades e a equipe chega a ter 50 atletas nas competições. Como em todo master, há todos os perfis: ex-nadadores que voltam a treinar, os nadadores que começam e param, outros que já treinam com afinco pelo menos três vezes na semana, os que vão esporadicamente, e os que não faltam a nenhum treino.

Caso de Dona Elba, que compete no 70+. Assídua nos treinos das 6h40 da manhã, ela nada uma média de 1500 metros por treino às segundas, quartas e sextas. Nas competições, chega a nadar seis provas. Na foto abaixo, Diego, Dona Elba e Dona Antônia, de 81 anos, que treinava até pouco tempo.

image-10

A principal competição da equipe é o Circuito Maranhense Estadual Master. No ano passado foram 5 etapas, chegando a 200 pessoas participando de algumas competições. Há todas as provas, de 50 a 1500, passando por 200 estilo e revezamento 4×200 livre.  Uma iniciativa muito interessante da Associação Maranhense de Masters de Natação é a inclusão das provas de 25 metros e revezamento 4x25m para iniciantes. A idéia é conseguir colocar adultos que estão começando a nadar para competir.

Para 2017, já estão definitas 6 etapas do Circuito (veja aqui o calendário), dividindo as provas em cada etapa para não deixar a competição muito maçante. Junto com a Associação do Amapá e Pará, foi criada também uma nova competição: Grão Pará. Iniciada em 2016 com bom número de participantes, esse ano ela acontecerá em Belém. A ideia da academia é tentar participar também da Copa Brasil em Brasília.

Como em praticamente toda equipe Master, há uma confraternização no final do ano, comemorações de aniversário e até churrascos dentro da própria academia, que tem espaço para receber os atletas.

Sitehttp://vivaagua.com.br

Local de treino: Rua das Gaivotas, Quadra 2, Lote 1, Renascença II São Luís – Maranhão

Volume de treino: No máximo 2.300

Número de atletas: Chegou a colocar 50 nadadores em uma das competições

Técnico: Diego Loredo

Competições que a equipe participa: A principal é o Circuito Maranhense Estadual Master

image-17

 

image-14  image-11   image-8

image-16

 

 

Posts relacionados

Um comentário em "Masters do Brasil: Academia Viva Água – Maranhão"

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »