image-22

Masters do Brasil: Raia 8 UniCeUB

2 de fevereiro de 2017

Equipes Master Brasil, Master2 comentários em Masters do Brasil: Raia 8 UniCeUB

Há exatamente 6 anos, no dia 02/02/2011, Marco Antônio Caetano Junior e Thiago Reis davam o primeiro treino da equipe Raia 8 na piscina da UniCEUB, em Brasília. Demitidos cinco meses antes da academia onde davam treino de natação, os dois encontraram no Centro Universitário a piscina que procuravam para arrendar e formar uma equipe.

Os primeiros alunos vieram da antiga academia – e não foram poucos, cerca de 50, entre eles Maurício Cauville, que permanece até hoje. Seis anos depois, há aulas e treinos ao longo de todo o dia, e espaço para acolher desde quem deseja aprender a nadar até quem pretende competir em torneios Master.

Muitas vezes, aliás, os dois perfis se confundem na mesma pessoa. Marco Antônio conta que há vários casos de alunos que chegaram à equipe com fobia e medo de entrar na piscina e hoje chegam a nadar até a prova de 400 medley em competições. “Em todos os horários temos aulas e treinos de todos os níveis nadando junto. É legal que serve como espelho, o aluno que está aprendendo está vendo o cara do lado treinando pesado”, diz Marco, que trabalha com natação desde 2005 e tem mestrado e doutorado em Sociologia do Esporte.

image-23

A tese de mestrado foi sobre natação competitiva de idosos, e na Raia 8 UniCEUB, esse é um dos públicos mais assíduos nos treinos e nas competições. Entre os atletas na categoria 60+ há Ronaldo Viegas, Creuza Natália Prado, Cecília Castro, Giorgio Parca, que constantemente terminam entre os três primeiros nos torneios. São alguns dos 150 alunos que fazem parte da equipe Raia 8, entre aulas e treinamento.

Os treinos variam entre 3.500 e 4.000 metros e duram 2 horas, realizados em piscina de 25 metros. Além da estrutura da piscina, a UniCEUB paga inscrições de competição e investe na compra de materiais para as aulas. Além de atender alunos de fora, Marco Antônio e Thiago treinam também alunos e funcionários do Centro Universitário.

A equipe já chegou a levar 55 atletas para competições, e hoje tem levado em média 30. Além do Circuito Master de Brasília, há participação também no Circuito Goiano e alguns atletas participam das etapas do Circuito Brasileiro e até do Pan-Americano. Esse ano, parte do grupo está tentando ir para o Mundial Master, que acontecerá em Budapeste.

image-25

“O grande barato do master é que você consegue agregar todo mundo, desde o pré master até o mais velho. Para ser campeão de uma competição Master todos são importantes, tanto quem vai para ganhar como todos os demais que pontuam também. Precisa de espírito de grupo”. Entre os destaques, Marco Antônio cita Marcio Mello, que foi campeão do circuito tanto nas provas curtas como nas longas, e Ana Luiza Soares, do pré master.

A equipe já foi ainda tetracampeã do torneio 25 Horas Nadando, tradicional competição de Brasília que já teve 23 edições. As equipes nadam das 10h do sábado até 11h do domingo, com cada participante nadando no mínimo 100 e no máximo 500 metros por entrada na água. Animados, alguns atletas chegam a acampar no local e levar barracas. (Clique aqui para ver o resultado da prova de 2013, onde a UniCEUB nadou 101.100 metros).
image-24   image-20 image-19

 

 

 

Posts relacionados

2 comentários em "Masters do Brasil: Raia 8 UniCeUB"

  1. Ronaldo Viegas disse:

    Parabéns, Beatriz!
    Sua matéria retrata um fato marcante na vida dessa família formada na Natação do UniCeub. Você conseguiu algo nada fácil no jornalismo, a divulgação de uma realidade premente no cotidiano de tantos quantos participam desta equipe. Muito grato pela sua prestimosa competência e dedicação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »