Encontro de técnicos online reúne mais de 150 profissionais da natação

13 de abril de 2020

TécnicosNenhum comentário em Encontro de técnicos online reúne mais de 150 profissionais da natação

Em meio ao confinamento causado pelo coronavírus, uma iniciativa reuniu 150 técnicos de natação do estado de São Paulo “ao vivo” na última quinta-feira, dia 9 de abril. Foi o Encontro de Técnicos Online, idealizado por Danilo Carvalho, Danilo Zoppi, Larissa Yamauti e Neno Garó, e com o suporte da Federação Aquática Paulista.

Na primeira edição, houve palestras de Fernando Vanzella, técnico olímpico que atualmente atua com os atletas de elite do SESI, Roberto Callero, supervisor técnico da Federação Aquática Paulista, além de uma sessão de perguntas e respostas.

Vanzella dividiu com os participantes o que tem feito com seus nadadores do SESI e reforçou a importância da parte mental. Falou ainda sobre destreinamento e como será importante voltar com calma, porque apesar de estarem se exercitando em casa, é difícil saber em que condições os nadadores estarão quando voltarem para a piscina. Ele ainda dividiu com os profissionais alguns exemplos de testes de força que realiza com os atletas e serão usados para ajudar a avaliá-los na volta.

Callero abriu com os participantes as indefinições do atual momento quanto ao calendário, e ressaltou que o Conselho ouvirá todas as sugestões na hora de definir o que será feito. Foram trazidas ideias como um campeonato paulista único, de petiz a juvenil, e questionado se haverá os estaduais deste semestre. Callero se mostrou aberto às sugestões mas deixou claro que é impossível tomar qualquer decisão neste momento, dado a incerteza maior do coronavírus, que não permite saber quando as atividades serão normalizadas.

Com o sucesso da primeira edição, o segundo encontro já está marcado para a próxima quinta-feira, dia 16 de abril. Este terá palestra de Armando Diaz González sobre destreinamento e periodização pós quarentena. González é mestre em teoria e metodologia do treinamento esportivo e doutor em ciências do esporte, ambos pelo ICSF Manuel Fajardo, de Havana, Cuba.

A inspiração veio de treinos online para grandes grupos que estavam sendo feitos no SESI. O objetivo do encontro é fortalecer a unir os treinadores em São Paulo e no Brasil, compartilhando conhecimento de forma acessível, rápida e criando legado.

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

«